Outubro Rosa: A prevenção está sempre na moda!

Outubro Rosa Ouro Têxtil

Outubro Rosa: A prevenção está sempre na moda!

Olá pessoinha que está lendo este post, tudo bem com você?
Para quem não me conhece, eu sou a Day! Sou responsável pelas postagens nas mídias sociais da Ouro e também sou redatora aqui do blog. É um prazer ter você aqui comigo!
Perceberam que foi só a gente piscar que Outubro chegou? Pois é, esse mês promete, pois teremos (já vou dar um pequeno spoiler haha!) Minas Trend Preview, São Paulo Fashion Week, Halloween e do dia 1 até o dia 31 de Outubro acontece a campanha do Outubro Rosa. Você sabe o que é o Outubro Rosa? Não?! Então continua a leitura que eu vou te explicar direitinho.

COMO SURGIU O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA?

   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
   A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).
Outubro Rosa
Fonte: Prefeitura Lavras da M.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa “num período efêmero” como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

SAIBA O PASSO-A-PASSO PARA FAZER O AUTOEXAME DIREITINHO.

Agora que você aprendeu sobre a História do movimento Outubro Rosa é fundamental que você compreenda a importância da prevenção do câncer de mama e, para isso, o primeiro passo é muito simples: Mulheres, se toquem! Façam o autoexame! 
Outubro Rosa
Fonte: www.gineco.com.br

Como fazer a palpação de pé?

Levantar o braço esquerdo, colocando a mão atrás da cabeça como mostra a imagem 4;
Palpar cuidadosamente a mama esquerda com a mão direita usando os movimentos da imagem 5;
Repetir estes passos para a mama do lado direito.

Como fazer a palpação deitada?

Deitar e colocar o braço esquerdo na nuca, como mostra a imagem 4;
Colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável;
Palpar a mama esquerda com a mão direita, como mostra a imagem 5.
Outubro Rosa
Fonte: PEBMED

FIQUEM ATENTAS AOS SINAIS DE ALERTA!

  • Alterações na pele da mama;
  • Vermelhidão ou alterações da cor da mama.
  • Aumento de uma das mamas;

Outubro Rosa na Moda.

Outubro Rosa
Fonte: Pinterest

LENÇO: MAIS DO QUE UM SIMPLES ACESSÓRIO.

Devido à perda de cabelo, mulheres que passaram pela quimioterapia têm os lenços como a cobertura preferida para proteger suas cabeças e cobrir os efeitos colaterais. Os lenços não são apenas acessórios práticos, eles representam, além da força, muita sofisticação e classe. Podem ser feitos com os seguintes tecidos: malhapoliéster, veludo, algodão, cetim, chiffon e seda. Com uma ampla gama de texturas e cores, os lenços são peças estilosas  para compor o look!

INSPIRAÇÃO NA COR ROSA:

No mês da Outubro Rosa nada melhor que levantar a bandeira da campanha, que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, usando looks e acessórios com a cor rosa, não é mesmo?
A cor rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Aliás, outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestadas por essa tonalidade, geralmente, são também atribuídas às mulheres.
Outubro Rosa
Fonte: Pinterest
Outubro Rosa
Fonte: Pinterest
Então por hoje é isso! Espero que você tenha gostado do post, e seria bem bacana se você deixasse um comentário para eu saber sua opinião 🙂 Não se esqueça de nos seguir nas redes socias ( InstagramFacebookPinterestTwitterLinkedin), todos os dias teremos posts especiais pensando em você! 
Até o próximo post, bjbj
Day.
Fontes de pesquisa: Outubro Rosa e Tua Saúde.

Comentários