
25 de Maio – Dia da Costureira. Saiba quais são os tipos de costureiras e qual você se identifica.
Dia 25 de Maio é o dia que homenageia as costureiras, profissionais que enchem o mundo de beleza, cores, texturas, e fazem com que tecidos e linhas se tornem sonhos realizados. A costura é muito mais do que juntar partes de tecidos, ela é a possibilidade de transformação, onde belíssimas roupas nascem a partir da combinação de tecidos cortados em formas específicas.

As roupas estão presentes em todos os momentos da vida das pessoas, elas representam e são símbolos de dias especiais. Cada peça confeccionada por uma costureira é pensada, com muito amor e carinho, em uma parte importante da vida de alguém.

As costureiras são profissionais indispensáveis, sem elas não existiriam roupas, e pensa que sem graça seria não poder escolher o que vestir e poder brincar com isso ?
Existem alguns tipos de costureira e cada uma tem uma função especial, quer saber quais são ? Então é só continuar a leitura <3
Costureira Sob Medida: Inteligente, criativa e empreendedora, essa costureira é 1001 utilidades: cuida desde o croqui à modelagem, corte, costura, provas e acabamentos. Trabalha geralmente de maneira autônoma, em seu ateliê, e atua com uma produção mais exclusiva. Geralmente donas de marcas Slow Fashion são costureiras sob medida.

Costureira Artesã: A costureira artesã é criativa, detalhista e resiliente. Ela recicla, reaproveita e transforma retalhos em diversos artesanatos. Ela não tem como prioridade a produção de roupas mas faz patchwork, crocrê e tricô como ninguém.

Alfaiates: Detalhistas e disposto a alcançar a perfeição, quem trabalha com a Alfaiataria produz peças sob medida, com acabamentos impecáveis. Geralmente é dominada por profissionais masculinos, mas as mulheres estão marcando presença como alfaiates construindo ternos, costumes, smokings, camisas e calças sociais com maestria.

Costureira de fábrica: A costureira de fábrica precisa ter como características principais o foco e agilidade. Essa profissional trabalha em uma linha de produção e fica responsável pela montagem de uma parte específica da peça, por exemplo, em uma fábrica existe a costureira que fica por conta de fazer o cós, outra responsável pelas gola, e assim sucessivamente.

Costureira Faccionista: Essa profissional trabalha, geralmente, de maneira autônoma e que presta serviços à confeccionistas em oficinas. Elas recebem pacotes com as peças já cortadas junto com a peça piloto e a ficha técnica, que auxiliam na montagem das peças.

Pilotista: Detalhista, perfeccionista, curiosa, a costureira pilotista é responsável pela da peça piloto. A peça piloto é um protótipo muito importante onde são testadas a modelagem, os acabamentos e diversos tipos de costura antes de ser confeccionado no tecido .

E aí? Conhece ou se identifica com um tipo de costureira assim ? Então deixa aqui seu comentário, vou adorar saber das suas experiências no mundo da costura.
Até o próximo post,
Bjbj, Day.
Comentários
Postar um comentário