
Você sabe quem fez suas roupas? – Semana Fashion Revolution
Você com certeza já deve ter se deparado com uma plaquinha com a pergunta “Quem fez as minhas roupas?” circulando pela internet. Mas afinal de contas, você sabe o que isso significa? Então continua lendo a matéria que eu vou te explicar direitinho o que tá acontecendo.
Hoje vivemos uma realidade onde a moda é consumida de uma maneira muito rápida. Daí vem o nome Fast Fashion, que são roupas produzidas em grande escala, comercializadas por valores muito baixos e de origem duvidosa. No dia 24 de Abril de 2013, o edifício Rana Plaza, em Bangladesh, desabou causando a morte de 1134 pessoas e deixando mais de 2500 feridos, todos trabalhadores da indústria de confecção. As vítimas trabalhavam para marcas globais, em condições análogas à escravidão. Sabe aquela blusinha baratinha de R$10,00? Você sabe de onde ela veio? Por esse valor, que não dá pra comprar nem um metro de tecido, quanto você acha que o profissional que a produziu recebeu pelo trabalho? Pois é!
A plaquinha do “Quem fez as minhas roupas?” é ideia do Fashion Revolution que, traduzido literalmente, é uma revolução no mundo da moda que foi criado por um conselho de profissionais da moda que se sensibilizaram com a tragédia em Bangladesh. O movimento acredita no poder de transformação positiva da moda e tem como objetivo a conscientização sobre os impactos socioambientais, que envolvem a tríplice de fatores econômicos, sociais e ambientais. Além de celebrar as pessoas por trás das roupas, valorizar os profissionais da área, e também é disseminar toda a ideia que envolve a complexa questão da sustentabilidade.
A valorização dos profissionais que trabalham com uma moda limpa e justa, é fundamental, pois quem trabalha com moda sob medida faz tudo com muito amor, dedicação e tem todo um diferencial: as roupas feitas sob medida duram mais, tem um valor diferente agregado (não é só o preço) e ainda são únicas e exclusivas. Quer coisa melhor que poder sair na rua e não dar de cara com 10 pessoas usando o mesmo vestido que você, comprado na mesma loja de departamento? Sim, todas as lojas de departamento são Fast Fashion e caso se interesse sobre o assunto eu aconselho uma pesquisa rápida sobre o que é o Slow Fashion , e como ele é totalmente o oposto da moda atual e está em ascenção.
Existe ainda outra questão: Quando pagamos por alguma peça de vestuário já temos uma enorme responsabilidade, pois, mesmo não querendo, podemos estar financiando um trabalho escravo e isso a gente não quer, não é mesmo? Então precisamos ter maior consciência da origem das nossas roupas, e comprando de produtores locais e mandar fazer suas próprias roupas já é o primeiro passo de uma longa caminhada.
A Ouro Têxtil Tecidos Finos é a favor de uma moda limpa e justa, se sensibiliza com a causa do Fashion Revolution e valoriza os profissionais que trabalham com a moda consciente. Esse mês de Abril, focamos também em uma moda mais inclusiva dando destaque à moda Plus Size, postamos bastante conteúdo no Instagram e tem matérias aqui no Blog focadas no assunto, então confira porque foi tudo feito com muito carinho.
Acreditamos que tudo que é feito com amor se transforma em sucesso.
#quemfezminhasroupas #fashionrevolution #eufizsuasroupas #modaconsciente
Confira as fotos da nossa Familia Ouro Têxtil:



Bj, Bj
Day.
Comentários
Postar um comentário